quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Brasileiro é novo presidente da Fraternidade Católica Internacional


Kelen Galvan
Da Redação

Após ser eleito, Gilberto Gomes fala às novas comunidades presentes no encontro em Assis, na Itália; ao lado, o presidente anterior, Matteo Calisi
Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria, foi eleito, nesta quarta-feira, 30, para presidente da Catholic Fraternity (em português, Fraternidade Católica). Trata-se de um organismo criado pelo Pontifício Conselho para os Leigos, em novembro de 1990, com o objetivo de integrar as Novas Comunidades ligadas à Renovação Carismática Católica (RCC).

Até então, a função era ocupada pelo italiano Matteo Calisi, que dirigiu o organismo por cerca de 21 anos. A eleição ocorreu em um encontro realizado em Assis, na Itália, desde a última segunda-feira, 28. Cerca de 150 líderes das Novas Comunidades, aprovadas pela Santa Sé, participaram do evento, que terminou ontem.

Gilberto falou que, ao perceber a possibilidade de ser eleito presidente, começou a refletir durante os três dias sobre dar um "sim" ou "não". "E num momento de adoração, logo pela manhã, eu estava lendo o Magnificat (cf. Lc 1,46-55) e disse o meu "sim". E as coisas foram acontecendo, conforme a vontade de Deus".

O recém-eleito comparou seus sentimentos aos da Virgem Maria, que, ao ser convidada pelo Anjo para ser a "Mãe do Filho de Deus", se sentiu pequena. "Eu sei que é uma comparação bem diferente, mas, ao mesmo tempo, é dessa forma que eu me sinto: tão pequeno, diante de uma grandeza de comunidades, que hoje representam mais de cem países", destacou.

Sobre os trabalhos que pretende realizar à frente da Fraternidade Católica, Gilberto afirmou que, primeiramente, será feita uma releitura de todo o trabalho da fraternidade nesses 23 anos. Porém, sempre com um olhar atual para o momento que a Igreja vive hoje e também em "espírito de escuta".

"Escuta de Deus, escuta da Igreja, escuta dos principais líderes internacionais. Quero, junto com eles, fazer esse tempo novo, voltado principalmente para a comunhão com a Renovação Carismática Internacional, mostrar que somos uma só corrente de graça, uma só Renovação Carismática. E realmente abraçar a nossa identidade, que é levar o batismo no Espírito Santo a todos os continentes", disse.

Participaram também do encontro os cofundadores da Comunidade Canção Nova, Wellington Silva Jardim e Luzia Santiago, juntamente com outros líderes de comunidades brasileiras. 
A eleição para presidente é realizada a cada três anos, porém, a partir de agora, o presidente poderá ser reeleito no máximo três vezes.

Sobre Gilberto Gomes

Nasceu no dia 12 de abril de 1968, no município de Surubim, num lugarejo chamado Boca de Dois Rios, em Pernambuco.

Em 1983, morou com um parente em Recife e, em 1985, teve o primeiro contato com a Renovação Carismática Católica (RCC). Casou-se com Alzira Maria (Zizi) em 10/02/1990 e tem três filhas: Débora, Daniele e Maria Raquel.

É formado em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda (PE), psicanalista clínico e pós-graduado em Psicanálise.

Fundou a Comunidade Obra de Maria em 1991, juntamente com Maria Salomé Ventura. Atualmente a comunidade está presente em mais de 28 cidades do Brasil e em onze países.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário