terça-feira, 15 de abril de 2014

Conhecendo a Comunidade Bom Pastor



Quem Somos

Somos uma associação privada de fiéis de todos os estados de vida, nascida nas fontes da Renovação Carismática Católica. Seu nome foi inspirado no capítulo décimo do Evangelho de João: “Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a Mim... E as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz” (cf. Jo 10,14):  Somos "ovelhas" chamadas a conhecer, ouvir e seguir a voz do Bom Pastor como meta na nossa caminhada cristã.


 C Como  Nascemos

O nascimento da nossa Comunidade aconteceu no coração do casal João e Doris. 
Era uma primeira segunda feira do Advento, 1º de dezembro de 1975, quando eles, uma filha, uma sobrinha e dois jovens se reuniram em sua casa, invocando a presença do Espírito Santo que experimentaram participando de Experiências de Oração da Renovação Carismática Católica.
A casa tornou-se um lugar de oração e lá chegavam irmãos(ãs) de todos os lugares, assim como membros de várias comunidades  cristãs , buscando o amor terno e curador de Jesus.

A partir daí, passaram  a servir integralmente ao Senhor (ele, bancário, se aposentou e ela, psicóloga e musicoterapeuta, abdicou de sua profissão). 

Como, ao final de 1978 a casa não comportasse mais o número de pessoas (80), oravam pedindo outro  lugar. O Bom Pastor veio em socorro das Suas ovelhas e levou aquele Grupo de Oração em janeiro de 1979 para o coração da Igreja. Num tempo em que a Renovação Carismática não era aceita pela Igreja, foram acolhidos bondosa e corajosamente pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, na ocasião, Padre José Lemos, hoje nos braços do Pai. Desde então, nessa paróquia, agora como uma Nova Comunidade, temos a nossa sede onde usufruímos e transmitimos as graças derramadas pelo Espírito Santo, vendo-O, encantados e cheios de gratidão, fazer maravilhas.


“Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!” (Salmo 27, 14). Assim nos dizia o Senhor, preparando o momento solene: receber das mãos de Dom Roberto Lopes, OSB –Vigário para a Vida Consagrada e Novas Comunidades a aprovação dos nossos estatutos, assinada no dia 18 outubro de 2010 por Dom Orani Tempesta, hoje,  Cardeal do Rio de Janeiro.

Como Caminhamos

Nossa caminhada é feita cultivando-se a fé em pequenos grupos que denominamos Grupos de Partilha. Neles, aprendemos a reconhecer e obedecer aos planos de Deus para cada um de nós; partilhando-se os ensinamentos da Palavra e seus frutos na nossa vida, cultiva-se o amor à Mãe Igreja e vemos inúmeros servos serem gerados para servi-la onde o Espírito as impele: em todas as suas dimensões eclesiais.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Nosso Carisma
Obediência, Perdão, Unidade são os princípios fundamentais (Carisma) que "desenham o rosto" da Comunidade como expressão própria da sua existência, enfatizando-se o Perdão como uma especial graça recebida pela nossa fundadora.
O Senhor nos chama a zelar pela Obediência a Deus na Sua Palavra e na voz da Igreja, assim como na obediência uns aos outros em respeito e amor mútuo. O exercício da Obediência nos leva a colocar em prática o Perdão que, por sua vez, nos mantém fiéis à Unidade desejada por Jesus: sermos um com Ele e entre nós (Jo 17, 21). Com esse clamor de Jesus ao Pai, o Espírito gerou em nós o ardor Ecumênico que, com a Igreja, palpita no coração da nossa Comunidade.




Formação
A formação da Comunidade Bom Pastor tem como porta de entrada a participação em um Seminário de Vida no Espírito Santo. Em seguida, o ingresso nos Grupos de Partilha que se reúnem semanalmente.
Nesses grupos, iniciamos o aprofundamento dos Carismas, da Missão e da Espiritualidade da Comunidade Bom Pastor.
Os retiros mensais e as reuniões de orientação aos responsáveis pela condução dos Grupos de Partilha complementam a formação da Comunidade.

                                                       
Como orienta a Santa Igreja, aprofundamos as graças do batismo sacramental como filhos e filhas de Deus, tendo como base a Palavra de Deus - coluna vertebral da Comunidade.
A Liturgia das Horas, os Documentos da Igreja, o Catecismo da Igreja Católica nos sustentam no processo de conversão contínua da vida pessoal e comunitária.

Missão

Espírito Santificador e Consolador nos impele a cumprir nossa missão orante e evangelizadora:
-    anunciando por todos os meios "a vida em abundância" prometida por Jesus, conduzindo os irmãos a amar a Palavra de Deus e trabalhar por vivê-la;

-    acolhendo e consolando os irmãos nas suas angústias com a mesma consolação que recebemos de Deus (cf. II Cor. 1,4), inclusive socorrendo-os materialmente quando necessário e possível;

-    abraçando "com fraterna reverência e amor... aqueles que são honrados com o nome de  cristãos,  e merecidamente reconhecidos pelos filhos da Igreja Católica, como irmãos no Senhor" (CIC 818).

-    reverenciando nos sacerdotes sua dignidade de ministros de Deus.









Quatro dos padres que caminham conosco,
renovando o compromisso com a Comunidade Bom Pastor


Nossos Apostolados

Grupos de oração – mantemos o nosso primeiro apostolado com os dois grupos de
oração que se reúnem às segundas-feiras, à tarde e à noite na nave central da igreja no louvor e clamor da RCC;

Intercessão – No apostolado que chamamos de “ministério da compaixão”, dedicamos uma tarde por semana para acolhemos os irmãos(ãs) com suas dores no corpo e na alma em oração  individual e, diariamente, em oração pelo telefone e rede de intercessão; visitas a hospitais e residências.

Obra Pequeninos de Jesus – iniciada em abril de 1980, com plantões diários para acolhemos em oração e ajuda material possível, senhoras idosas, à tarde, e pelas manhãs, os irmãos moradores de rua;

Vigília de Adoração – toda última sexta-feira de cada mês, realizamos uma vigília, na nave central da igreja, com a participação de irmãos de outras comunidades e grupos de oração;

Equipe Itinerante – evangelização através de retiros ministrados em várias comunidades do Rio de Janeiro e estados e cidades vizinhas;

Banda – O Espírito Santo tem abençoado a Banda Bom Pastor organizada em 1996 levando-a a evangelizar com sua música em paróquias, retiros, ajudando nas missões de comunidades carentes, presídios e eventos tanto no Rio de Janeiro como em outros estados;

Grupo Jovem – Às quartas-feiras, os jovens se reúnem e partilham o amor do Bom Pastor aprendendo a descobrir, na Palavra de Deus, o sentido de suas vidas como filhos (as) e servos (as) de Deus;
Ministério das Artes (música, dança e teatro) – os jovens embelezam a evangelização desenvolvendo ministério de música, criação e encenação de peças inspiradas na Palavra, enfocando os tempos litúrgicos;

Programa Bom Pastor no Ar – transmitido aos domingos pela Radio Catedral;                                
                                                                                                                                                                 Ovelhinhas de Jesus – enquanto os pais se encontram no Grupo de Oração, às segundas-feiras, 20 horas, as crianças são reunidas na sede para conhecerem Jesus.

Retiros e Seminários – mensalmente promovemos, na sede, um retiro aberto que atrai irmãos (ãs) de outras paróquias e cidades próximas, com destaque para o retiro de carnaval. Ao longo do ano, realizamos Seminários abertos a todos, como: A Cura pelo Perdão (na Quaresma); A Cura pela Palavra (em setembro);  Seminário de Vida no Espírito Santo;  Refletindo a Santa Missa; Documentos da Igreja;
                               
Mensagens via internet – Todas as semanas, enviamos uma mensagem em power point baseada na Palavra de Deus.

Rádio Nossa Senhora de Copacabana – Em dezembro de 2012, o pároco da Igreja Nossa Senhora de Copacabana, Abílio Ferreira da Nova (falecido em 02 de abril de 2013), passou para nossa comunidade a administração da Rádio Comunitária que se encontrava sob a direção da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana.
De mãos dadas com irmãos de outras comunidades e pessoas amigas que se uniram a nós, vimos acontecer tudo o que era necessário para que a Rádio - com sua grade de programação pronta - fosse ao ar, no dia 19 de março de 2013, com as bênçãos de São José.


Ecumenismo

“Que todos sejam um... para que o mundo creia” (Jo 17,21). Desde 1982, realizamos um Culto Ecumênico que encerra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O momento, na foto, registra o encontro de líderes das demais igrejas e comunidades cristãs e da Igreja Católica, em oração, para que o Espírito Santo realize a unidade tão sonhada por Jesus. Outros momentos de oração e confraternização têm sido importantes para a missão ecumênica.


Novo Governo

Com a renúncia de Doris ao cargo de moderadora por motivo de doença grave do João, a Comunidade se reuniu em Assembleia Geral e elegeu como nova moderadora, Maria Marlene Carvalho, no dia 28 de maio de 2011, coincidentemente, data do aniversário de casamento dos fundadores (em 1949).

A eleição aconteceu sob a presidência de Dom Roberto Lopes, Vigário Episcopal para Vida Consagrada e Novas Comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e do Pe. Antonio José da Costa, diretor espiritual da Comunidade, sob as bênçãos do Amado Pastor de nossas almas.


Um pequeno testemunho

Um pequeno testemunho sobre a “nossa” JMJ, Rio- 2013. Como a nossa sede é no coração de Copacabana, podem imaginar a experiência intensa, com plantão 24 horas, que tivemos. Os membros da CBP, que lá permaneceram, não puderam ver o Papa Francisco, embora tão pertinho, ali na praia, mas viram Jesus em cada rosto das cerca de 6.800 pessoas, (do Brasil e de outros países) que chegaram à Comunidade, com as mais diversas necessidades. Durante a semana da JMJ, Rio-2013, o Cardeal de Madrid, Bispos e Padres, com suas delegações, solicitavam “algum lugarzinho” para celebrar Missa, adoração, liturgia das horas, oração comunitária e pessoal. Todos os espaços físicos da sede foram transformados em capelas, oratórios e dormitórios, inclusive os corredores. As portas da Comunidade permaneceram abertas por 24 horas, em todos os dias da Jornada, para atender ao grande número de peregrinos que chegavam.

 Apesar do cansaço, em alguns momentos extenuantes, nos sentimos revigorados pela graça de poder servir à Igreja, acolhendo Jesus em cada bispo, padre, religiosa, em cada consagrado, em cada peregrino que procurava um aconchego, pedia “um pedaçinho de chão só para descansar e para se aquecer do frio” ou “um teto pra a gente se abrigar da chuva”, ou apenas procurando uma comida. Todos que chegavam eram acolhidos.
Estamos gratos ao Senhor por tanta graça recebida e partilhada. Graças à generosidade de muitas pessoas, nada nos faltou, pois contamos sempre com a intercessão de Maria: “Filho, eles não têm mais vinho...”. Tudo foi providenciado pelo Amado Pastor.


Nosso Espaço

Nossa sede está localizada no coração de Copacabana, no 9º andar da Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana - Rua Hilário de Gouveia, 36 em Copacabana/Rio de Janeiro.


Comunidade Bom Pastor
Fundadores: Doris e João
Moderadora: Marlene Carvalho
Data de Fundação: 01/12/1975
Rua Hilário de Gouveia, 36/9º andar – Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil
Telefone: (21) 2236-5721

4 comentários:

  1. Existe outras sedes em outros lugares como comunidade bom pastor?

    ResponderExcluir
  2. Temos um grupo de oração bom pastor aqui em mojui dos campos e observando o carisma de voces achamos muito bom e importante para a nossas vidas,temos um desejo muito grande de sermos tambem uma comunidade.

    ResponderExcluir
  3. Temos um grupo de oração bom pastor aqui em mojui dos campos e observando o carisma de voces achamos muito bom e importante para a nossas vidas,temos um desejo muito grande de sermos tambem uma comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Existe outras sedes em outros lugares como comunidade bom pastor?

    ResponderExcluir