segunda-feira, 14 de julho de 2014

Educação dos filhos na fé

Emilia Briand- Psicóloga, e do Discipulado da Comunidade Face de Cristo

Os pais são cooperadores do Criador na formação da vida quando acolhem com amor a maior de todas as missões dada por Deus ao homem: gerar seus filhos à Sua imagem e semelhança. Educar na fé e no amor é a principal tarefa dos pais.
Os primeiros catequistas das crianças são seus pais. Desde a mais tenra idade a criança deve ser ensinada pelos seus pais a conhecer a Deus, aprender com eles a rezar, a dar os seus primeiros passos na fé, ouvir pela primeira vez falar sobre Jesus Cristo e seus mandamentos.

Muitos pais batizam seus filhos, mas esquecem do real valor do batismo. É nele que se inicia a vida de fé do ser humano. Os pais são os responsáveis por levá-los para serem batizados, por dar-lhes as primeiras catequeses, inseri-los na primeira comunhão e na crisma. São os genitores que devem mostrar para seus filhos a importância dos sacramentos em suas vidas. Eles não devem somente mandar seus filhos à igreja, mas levá-los a ela, principalmente aos domingos.

É vendo seus pais se ajoelharem para rezar que um filho se torna religioso. A melhor maneira de educar na fé é pelo exemplo. Se os pais rezam, os filhos também aprendem a rezar. Se os pais vivem em conformidade com a lei de Deus, os filhos também vão viver assim.

Educar os filhos na fé é guiá-los, instruí-los e discipliná-los, além de seguir todos os ensinamentos deixados por Cristo. Assim os pais devem ensiná-los pautados nos princípios cristãos, na doutrina da igreja, na palavra de Deus. E nada melhor do que a Bíblia Sagrada para servir de orientação na formação das crianças.
Sabemos que a tarefa de educar nossos filhos é algo muito especial, porém muito difícil. Precisamos conquistá-los, pois, quando assim o fazemos, fica menos complicada essa tarefa.

Educar na fé é ainda mais especial, pois é ensinar a caminhar nessa vida seguindo os passos de Jesus, nosso Mestre e Senhor, e isso não é nada fácil quando vivemos num mundo marcado pelo egoísmo, pelo relativismo, pelo consumismo e pela ganância.
Os pais, com confiança, coragem e fé, devem instruir os filhos para os valores essenciais da vida humana. A formação cristã dos filhos é uma tarefa insubstituível dada aos pais cristãos pelo próprio Deus. Os pais têm o direito e o dever de educar seus filhos de acordo com suas convicções morais e religiosas.

São João Paulo II, o nosso “papa das famílias” disse que: “O ato de educar é o prolongamento do ato de gerar”. Gerar significa dar início a uma posterior “geração” gradual e complexa, através do nosso processo educativo. É num lar essencialmente cristão que acontece a mais bela evangelização. São os pais os primeiros a inserirem a fé cristã nos corações de seus filhos. A família é o primeiro canal de transmissão da fé. E ela deve ser sempre uma escola de fé, caridade, comunhão e fraternidade.

Os pais devem plantar pequenas sementes diárias de fé no coração de seus filhos. Isso só pode ser feito quando os mesmo têm uma vida pessoal de entrega a Deus e de oração, só assim terão possibilidade de levarem Deus para a rotina de seu rebento.


Com paciência, carinho, amor e dedicação devem ir explicando o que é viver uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, apoiando-se nas leituras Sagradas para mostrar-lhes que Deus deve estar presente prioritariamente em suas vidas, que eles devem colocá-Lo no centro e que devem buscá-Lo sempre em todas as circunstâncias.

Ao adotarem uma postura de respeito e amor pelas coisas de Deus, os pais levarão seus descendentes ao entendimento do que é viver a vontade de Deus e eles começarão a absorver “as coisas do alto”. Se esses progenitores tiverem uma fé vazia, não a alicerçarão nos corações dos filhos, pois eles estão os observando muito mais do que aparentam. Eles podem se aproximar de Deus por causa da vida cristã dos seus pais ou podem se afastar de Deus por não encontrarem na postura cristã dos pais coerência, verdade e amor.

Sem a família vivendo conforme a vontade de Deus, não será possível uma nova evangelização, pois a família é a primeira evangelizadora de cada homem no mundo.



Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário