segunda-feira, 24 de março de 2014

Amigo, amigo meu, quem tu és?









Eliane de Souza Rafael – Consagrada Arca da Aliança e psicóloga

“Quem conheceu um amigo jamais morrerá, pois os amigos são um pedaço do céu”. Esta canção me foi apresentada certa vez, por uma pessoa que acabara de conhecer e deixou-me atenta e indagando meus valores acerca da amizade. E, no final, falando ainda sobre  amizade, esta pessoa fez o seguinte comentário: “quem não souber ser ou fazer amigos não serve para beber do carisma desta Comunidade”.

Trazendo mais das minhas experiências, na semana anterior tive a grata satisfação de participar de uma cerimônia celebrativa, na qual uma amiga fora homenageada. Ao ver a aproximação dela e dos demais em procissão para o altar, lugar do “Sagrado”, meu coração inquietou-se de maneira ora acelerada ora descompassada. Que sentimento indescritível apoderou-se de mim! Momentos depois, percebi o quanto é importante uma amizade em nossas vidas.

Talvez por hora possa parecer desconexo meu pensamento, mas confie em mim, não é! É imprescindível a necessidade de se ter amigos, já que nós somos seres relacionais e precisamos dos outros para nossa construção como seres humanos. Crianças e jovens sem amigos podem se sentirem deslocados e perturbados. Em situações assim, quando não há um olhar atento e diferenciado para as necessidades deles, no futuro esse pode se tornar um adulto inconsistente, com dúvidas sobre a importância de sua vida para a sociedade. Logo, vê-se a necessidade de se fazer amigos com intuito de viver e relacionar-se com os outros de maneira saudável.

Ao longo da trajetória da vida, aprendi a compreender e aceitar que quando você se identifica com uma pessoa e tem nela um grande amigo, injeta-se grande expectativa nessa relação. Passamos a confiar de tal forma que nem cogitamos a ideia de que um dia ela poderá nos ferir ou nos magoar. Não podemos nos iludir com essa meia verdade, porque somos todos seres humanos passíveis a erros.

A pessoa que um dia você chamará de amigo certamente é alguém que compartilha de alguns dos seus interesses, e que tem opiniões e atitudes semelhantes as suas. Um amigo é aquele que ri com você de suas gafes e desacertos e pra você está tudo bem. Um amigo é alguém que confia em você, o compreende e aceita da maneira que você é. Amigo, é alguém em que você, em retorno, confia, compreende e apenas aceita.

Um amigo verdadeiro não irá atacá-lo no ponto em que você se sente fraco e/ou ferido, pois os amigos são igualmente vulneráveis sentem a dor do outro. Um amigo verdadeiro sabe como você se sente sobre certas coisas sem você precisar que lhe digam. Um amigo é alguém que sabe o que é realmente importante para você, porque você se sentiu próximo dele o bastante no passado para partilhar seus sentimentos, sonhos e planos com ele.
A partir daí percebe-se que dá trabalho cultivar uma amizade que principia quando  um começa a conhecer o outro. Quando você compreende essa pessoa, começa a confiar e compartilhar. Pois ninguém compartilha algo importante com um desconhecido ou qualquer pessoa.

Todavia, toda boa amizade tem seus altos e baixos, suas brigas, discussões, desentendimentos e reconciliações. Só porque as coisas entre amigos não estão bem, não quer dizer que a amizade tenha terminado. À medida que você e seus amigos mudam, também mudam as amizades. Deve-se ter o cuidado de não culpar ninguém por crescer ou mudar, inclusive, você.
Nos escritos de Santo Agostinho ele elogiava o carinho que João tinha pelo Mestre na noite em que foi instituída a “Eucaristia”, e, Agostinho ansiava em sua vida uma amizade semelhante. “Sine amico nilhi amicum”,escreve ele (“sem amigo, coisa alguma nos é amistosa”).

Você entende o porquê lá no inicio eu falei da importância da amizade?! Sabe-se que se gostamos de ter rosas em nosso jardim, temos que cuidar bem do roseiral. O mesmo ocorre com nossas amizades, pois não se consegue construir um relacionamento com vínculos afetivos verdadeiros se não nos permitirmos doar-nos e aceitar o que essa relação tem para nós. Mantenha contato com seus amigos, não deixe que as relações se percam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário