quinta-feira, 6 de março de 2014

Conhecendo a Comunidade Remidos no Senhor

 A Comunidade Remidos no Senhor é uma comunidade de vida e aliança fundada em 19 de Janeiro de 1991, na cidade de Pombal – Paraíba – Brasil. Atualmente, a sua sede está na cidade de Campina Grande – Pb. 
O surgimento da Comunidade foi fundamentalmente marcado por uma compreensão aprofundada a respeito da grandeza do amor de Deus. Isso se deu através da contemplação do texto bíblico de Jo 3, 16: “De tal modo amou o mundo que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”.
       
O Amor que veio para salvar não foi acolhido, aceito, amado e correspondido (cf. Jo 1, 11). Os consagrados da Comunidade Remidos no Senhor recebem uma graça de amar a Deus com o fim de consolá-lo pela indiferença dos homens. Além disso, com seu modo de viver o amor doação, manifestam ao mundo que não há outra fonte de realização se não Deus. Daí porque o carisma da comunidade é apresentado como sendo: amar na mesma medida em que somos amados, consolar pela ingratidão dos homens e manifestar ao mundo o prazer que é Deus.
 O carisma da Comunidade Remidos no Senhor foi suscitado pelo Espírito num tempo em que as pessoas vivem com indiferença e até com desprezo em relação a Deus. Um tempo difícil, rutilado por grandes descobertas, fantásticas invenções, mas também por tenebrosas desigualdades. Esse é o campo de atuação da Comunidade, onde ela apresenta os valores do Evangelho, o real prazer e o autêntico sentido da vida, pois só em Deus o ser humano pode saciar sua necessidade de felicidade.


 A missão da Comunidade é anunciar Jesus como salvador e levar as pessoas a crescerem no conhecimento de Deus e na posse da salvação pessoal, para que, a partir de então, vivam a vida nova revelada no Evangelho e outorgada na cruz. A Comunidade Remidos no Senhor é chamada a construir a vida nova pela força operante do Espírito. Para tanto, se serve de vários instrumentos. Os trabalhos são bastante variados e constituem meios para a concretização do verdadeiro fim que é testemunhar Jesus Cristo.

Os principais apostolados são os seguintes: grupos de oração, eventos, aconselhamento, evangelização porta a porta, cursos de formação e atividades com jovens e crianças. Muitas dessas atividades são realizadas nos centros de evangelização. Também evangeliza-se por meio da Rádio Bonsucesso AM e de alguns programas em outras emissoras. A Comunidade atua hoje em cinco dioceses: Campina Grande – PB, Cajazeiras – PB, Eunápolis – BA, Paulo Afonso – BA e Marabá – PA.
 

A espiritualidade da Comunidade Remidos no Senhor está centrada no mistério e na beleza da cruz de Cristo e do seu sacrifício de amor. Partindo desse marco, os seus membros são impulsionados a trilhar continuamente o caminho da doação, da gratuidade, da renúncia e do amor ao próximo. Tudo para “indenizar” o Amor que não foi amado. Daí porque o carisma “Remidos no Senhor” ser um carisma de reparação.
Para ingressar na Comunidade Remidos no Senhor é necessário conhecer o seu modo de vida, fazendo a experiência do “vinde e vede” (cf. Jo 1,39). O processo vocacional dura dois anos e inclui um período de convivência. A formação inicial se processa em duas etapas subsequentes: postulantado e discipulado. Essas etapas são concluídas normalmente entre três e quatro anos. Após isso, realiza-se a consagração temporária, renovada anualmente por seis vezes, ocasião em que o membro começa a se preparar para a consagração definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário