sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Conheça a Comunidade Católica Rainha da Paz


 
Nosso Carisma é Adorar Jesus Eucarístico como Almas Esposas e Evangelizar exercendo Maternidade Espiritual
História
 A Comunidade Rainha da Paz nasceu em 28 de Fevereiro de 1989 com um pequeno grupo de 30 pessoas que oferecia à cidade de Sobral-CE um momento semanal de oração, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e ensino. A este Grupo foi dado o nome de Rainha da Paz, que caracterizou-se por uma grande fecundidade, gerando vários outros grupos e ministérios.
 
A geração de vida e a fecundidade fez parte da experiência fundante da Comunidade Rainha da Paz. Sua fundadora, Tásia Maria Montenegro Santiago, vivia o convite de Deus para a abertura à maternidade biológica e a fecundidade, simbolizando o que seria o Carisma da Maternidade Espiritual e fecundidade na evangelização.
Em 1991 o grupo sente o chamado de Deus para fazer uma aliança. Era um esboço do que se chamou as primeiras regras. Nascia a Comunidade de Aliança. Unia-se a ela a presença silenciosa e atuante de sua co-fundadora Rosana Maria Feijão Andrade. Ela ensinaria como se manifesta a providência de Deus naquilo que Ele desejaria realizar na Obra Rainha da Paz.
Em 1992 nasce no coração de alguns membros o desejo de entregar de maneira total as suas vidas, vivendo comunitariamente numa mesma residência na Serra da Meruoca-CE. O chamado era de viver manhãs de oração e tardes e noites de apostolado. Nascia a Comunidade de Vida.
Para o seu nascimento, foi-se evidenciando o papel fundamental de seu co-fundador Antonio Barbosa de Castro (Tony), que abandonando um futuro promissor como artista, pintor e talentoso iconógrafo, abraça a pobreza, castidade, obediência, a vida fraterna e contemplativa que a Comunidade de Vida propunha. A vivência do amor esponsal a Jesus Cristo é o prêmio de todas as renúncias pedidas pelo seguimento de Jesus.
Em nossa história, uma mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz foi de grande importância para nós:
“Adorem sem interrupção, o Santíssimo Sacramento do altar. Eu estou sempre presente quando os fiéis estão em adoração. Nesse momento são alcançadas graças particulares”. (15 de Março de 1984)
Fomos entendendo que Deus nos dava a adoração perpétua como missão a ser abraçada.
Em 1995 a Comunidade Rainha da Paz recebeu da Igreja, a permissão para adorar perpetuamente o Santíssimo Sacramento.  Atualmente duas missões proporcionam a adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento: na Sede, em Sobral-CE e em Acaraú-CE.
Abraçada como um dom, a adoração é uma missão que devemos responder. Sendo adoradores, geramos pessoas apaixonadas por Jesus Eucarístico. É nossa missão, proporcionar a intimidade da adoração ao Santíssimo Sacramento para a humanidade.
Desde o início da Comunidade, percebíamos que o Senhor exercia e ainda exerce, uma espécie de fascínio em nosso corações a ponto de olharmos para Ele não apenas como Pai, nem somente como nosso Salvador, mas a um grau tão grande de intimidade e de comunhão de alma, que nos impelia a uma espécie de experiência mística que nos arrastava após ele, nos deixando levar por um amor tão profundo e eterno, que somente n'Ele, encontrávamos verdadeiramente a essência mais profunda do nosso ser.
Essa relação íntima e mística, nos fazia ter com Deus uma relação semelhante a de um noivo que desposa sua noiva, do Amado e da amada, do Santo e do pecador, do Forte e o fraco.
Ser alma esposa é ser uma alma apaixonada, fascinada por Deus. Alma que quanto mais está unida ao Amado, mais anseia e deseja sua presença, mergulhando numa intimidade tal que a torna uma só com Ele, numa união de alma e pensamento tal que não deseje outra coisa fora do Amado. 
‘’Sendo adoradores, geramos pessoas apaixonadas por Jesus Eucarístico.‘’
(Tásia Montenegro, fundadora)
E assim como na união íntima dos esposos são gerados filhos, da nossa união íntima com o Senhor na Eucaristia brota a nossa evangelização com Maternidade Espiritual. Somos chamados a ser mães da humanidade. A Maternidade Espiritual dada a Maria, aos pés da cruz, é estendida também a nós.
Exercer Maternidade Espiritual é fazer nascer, cuidar, proteger, reviver a vida. O sentido da evangelização da Comunidade Rainha da Paz é gerar vida, gerar futuro, gerar esperança, devolver o rosto de filhos de Deus amados. Mesmo quando ao nosso redor a vida parece morta, devemos redescobrir o amor e a esperança. O amor materno evangelizador deve gerar o melhor do outro, ensinando a arte de viver e amar. O que nos leva a gerar vidas, é saber que se não nascemos para Jesus, não encontramos a paz, não encontramos vida, caminho e verdade.
Vocação
A Comunidade Rainha da Paz constitui-se de uma família composta por casais, jovens e adultos, homens e mulheres, abrindo-se a todos os estados de vida.
A vocação Rainha da Paz é um chamado de Deus aberta a todas as pessoas batizadas que decidiram seguir a vida evangélica sugerida pela Comunidade.
Para fazer parte da Comunidade, consciente de seu chamado para doar-se a Cristo, o irmão percorre um caminho vocacional que após o primeiro discernimento vocacional estender-se-á em três etapas: Postulantado, Discipulado e Consagração.
Estamos em formação permanente, esta continua por toda a nossa vida. Estamos sempre na escola de Maria, nossa Mãe e Mestra.
Nossa vocação possui dois seguimentos que se complementam: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança.
A Comunidade de Aliança é um chamado do Senhor para viver a Vocação Rainha da Paz dentro das atividades profissionais, familiares, sociais no século presente encarnando o carisma.
A Comunidade de Vida é o seguimento mais profundo da missão e contemplação da Vocação Rainha da Paz. Aquele que se sentir chamado para esta forma de vida, deverá  estar disposto a se dar por inteiro: seus planos, seu tempo, estudo, trabalho, seus dons, enfim, a sua vida em plenitude. Seus membro moram em residências comunitárias onde colocam tudo em comum. Crescendo juntos na vida de oração, no amor fraterno e na vida apostólica.
A Rainha da Paz inspira todo o modo de ser, de fazer e de viver de nossa vocação. Maria nos convida a levarmos a paz ao mundo. Somos marianos, e para nós, isto significa, ser como Maria em sua maternidade espiritual, dirigindo o amor que sentimos por Jesus aos irmãos, à Igreja e a todos os homens.
Temos ainda como baluartes de nossa vocação São Francisco, Santa Clara e o Beato João Paulo II.
O que fazemos
A Comunidade Rainha da Paz entende que sua atividade apostólica é um transbordamento de sua vida de intimidade com Deus”
 (Estatutos CCRP)
Para realizar a Nova Evangelização, a Comunidade Rainha da Paz se utiliza de todos os métodos e meios de que ela é capaz. Nosso objetivo é intensificar a atividade evangelizadora procurando potencializar todos os meios de evangelização como: grupos de jovens; grupos de crianças;  grupos de casais; retiros de pregação do Kerigma para jovens (Rumo Certo); congressos de formação doutrinária; celebrações eucarísticas em praças para buscar os que não frequentam a Igreja; encontro de formação para casais; vigílias de intercessão pelo Sacramento do Matrimônio; evangelização nas escolas; dias de formação no domingo; shows de evangelização com teatro dança e música; rádio e internet.
 A Comunidade Católica Rainha da Paz reflete sua face materna voltando-se também para Projetos de Promoção Humana. Entre eles estão o Projeto São Dimas, que junto a Pastoral Carcerária faz um trabalho de Evangelização nas cadeias, e o Projeto Madre Teresa que faz a distribuição de sopa e cestas básicas semanalmente às famílias carentes em bairros pobres.
Vivemos nossa Evangelização em Projetos voltados para a Espiritualidade. Dentre estes estão o Projeto Éfeta, que leva até as escolas a preparação para os sacramentos da Crisma e Primeira Eucaristia; o Projeto Amor e Vida, que ensina aos casais o método de ovulação billings; o Projeto Queridos Filhos, que vai até as casa divulgando as mensagens da Rainha da Paz e rezando o terço; e o Projeto Aos Jovens com Aféto, que entra nas escolas e, através de assuntos referentes à juventude, transmite os valores cristãos.
Atualmente, Comunidade está atuando na Nova Evangelização em várias frentes de missão nos estados do Ceará, Pernambuco e Pará, no Brasil.
Hoje, a Comunidade conta com cerca de 425 membros engajados, porém a proximadamente 6.000 pessoas são beneficiadas pelos trabalhos da Comunidade.
ACESSE:
facebook.com/comunidaderainhadapaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário