segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Conhecendo a Comunidade Doce Mãe de Deus


Nossa história começou em um grupo de oração da Renovação Carismática Católica. Ali, naquele pequeno “cenáculo”, muitos descobriram o amor indizível de Deus e, em especial, alguns dos que estiveram presentes nos primeiros anos da fundação de nossa Comunidade. Dentre eles, Inaldo Alexandre da Silva que, por meio de uma experiência pessoal, compreendeu ser Jesus Cristo o único autor da salvação de todos os homens e do homem completo. Pautado nas verdades da fé recebida e no amor à Igreja, percebeu que deveria ser um jovem diferente - sua história, família, trabalho, tudo ganharia novo sentido. 

Em 1986, Inaldo convida a equipe de serviço do supradito grupo de oração para rezar juntos e pedir ao Senhor a graça de ser e de viver segundo as comunidades primitivas narradas nos Atos dos Apóstolos. Isso porque, no ano anterior, por meio da leitura de um livro sobre a vida de São Francisco de Assis, seu interior é tomado da certeza de que, para cada tempo, há uma resposta de Deus, possibilitando a atualização do Evangelho. O pobre de Assis o inspirou e fez crescer nele o desejo de responder de forma generosa ao chamado do Senhor e aos apelos de seu coração.

São unânimes em dizer que não sabiam estar entrando em uma aventura de fé que tomaria rumos inimagináveis.  Então, estabeleceram dia e hora marcada para os encontros de oração na Capela do Divino Espírito Santo e assim caminharam cerca de três anos e meio. Quer assumindo a liderança ou mesmo como participante da dinâmica própria do grupo de oração, das pastorais nas quais estavam inseridos ou em outros pequenos eventos de evangelização para famílias, jovens e crianças, protagonizavam o ser discípulos missionários. A princípio, somente nos limites da Paróquia, mas com o passar dos anos, o ideal ultrapassou aqueles corações e os limites da sede. O fato de sempre buscar evangelizar de todas as formas que o Espírito inspirasse fez com que motivassem encontros que envolvia a música, o teatro e a dança e, durante alguns anos (na década de 1990), promoveram o festival de música católica (FEMUC), com o intuito de fomentar a música católica e o louvor da glória de Deus. Três cd’s já foram gravados: Jesus Cristo para sempre, com músicas como “È certo tua presença” e “Cordeiro Imolado”; Ser de Deus e Ser diferente. A música é uma forma de expressar para o mundo a manifestação de amor de Deus por meio do Carisma recebido. Contudo, a intenção primeira era unicamente viver intensamente os ensinamentos de Jesus. 

A Comunidade Doce Mãe de Deus é uma Nova Comunidade, reconhecida como Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano. Foi fundada em 29 de agosto de 1989 (dia do martírio de São João Batista) por Inaldo Alexandre da Silva e Marliane de Andrade Cavalcante em João Pessoa-Paraíba. Está presente na Arquidiocese de Belém-PA; de Palmas-TO e de Maceió-AL; na Diocese de Guarabira-PB; de Limoeiro do Norte-CE; de Paulo Afonso-BA; de Miracema do Tocantins-TO; e de Frejus-Toulon na França.

O Carisma Doce Mãe de Deus é um chamado, um dom divino de santificação e de missão. Seus membros trazem o desejo de configurar-se a Cristo bendito que doa sua vida até o extremo, por amor, para a salvação do mundo. A descoberta e a experiência de que são amados, acolhidos e salvos, é o primeiro passo dado por aquele que é chamado à vivência desse Carisma. Muito próximo a essa experiência é a de sentir-se “transporte”, anunciador da boa nova, de forma que se torna uma “Testemunha da Salvação de Cristo pelo Amor da Santa Cruz”. Esse é o carisma Doce Mãe de Deus, no “ser” e no “fazer”. 

O caminho formativo proposto é assumido em vista da configuração a Jesus e da consagração por meio de compromissos feitos para a forma de Aliança ou Vida. Ambas compostas por leigos casados, celibatários, clérigos e pessoas em definição do próprio estado de vida. 


Dentre as ações sociais da Comunidade destacam-se os Projetos Mãe da Ternura, cujo lema é “Vida para crianças e adolescentes” que atinge mais de 500 beneficiados. E o Projeto Mãos estendidas que, em cinco anos, conseguiu quase 100 casas para famílias pobres por meio da ajuda de benfeitores. O alvo de todos os nossos projetos sociais é a integração da pessoa, por meio do encontro pessoal com Jesus Cristo, o que acreditamos ser a porta para novas escolhas, para participação na sociedade e para uma vida nova. 

A evangelização dos jovens também é algo que marca a caminhada da Comunidade Doce Mãe de Deus. Cremos na “força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus”, mas também ansiamos por aqueles que ainda não foram evangelizados. No Projeto para a juventude que chamamos de João Paulo II, realizamos eventos como a Vigília Jovem que reúne mensalmente em média mil jovens para uma experiência com Jesus Cristo durante uma noite inteira de louvor, catequese, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa. O Pedal Cristo que contempla o esporte e a evangelização pelas ruas. No período de férias, promovemos o Jovenicamp que é um acampamento que inclui momentos de oração e esportes de aventura. Em vista da promoção de uma experiência missionária, também realizamos o Jovenitour que leva os jovens para uma cidade visando a evangelização porta a porta, bem como outras iniciativas conforme o Espírito Santo nos inspirar em cada uma das casas de missão.

Como Carisma, Deus colocou em nosso coração a inquietação evangélica: o mundo que sofre no corpo e na alma a ausência de Deus. Daí a necessidade de salvar o homem todo, apresentando-lhe Jesus. No “Ser testemunha” está implícita a experiência pessoal com Deus, à configuração ao seu Mistério e a missão. Implica “um ser” e “um fazer” por amor ao Reino dos céus. É um Carisma atual e necessário para um mundo onde o homem está mudando a cada dia.


Com Maria, a dócil testemunha, a Comunidade Doce Mãe de Deus difunde que Jesus é “a Paz e o Bem” tão desejados pelo coração da humanidade.



Recentemente abrimos uma Casa de Missão em Mafra-SC.

 Comunidade Doce Mãe de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário