sábado, 8 de fevereiro de 2014

Conhecendo a Comunidade Filhos de Maria

UMA VOCAÇÃO PARA ALIVIAR E DAR SENTIDO AO SOFRIMENTO

 Em 1998, ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, o memorável encontro entre o Beato João Paulo II e os Movimentos e Novas Comunidades eclesiais em ocasião da Festa de Pentecostes. Diversos carismas suscitados pela ação do Espírito nos últimos tempos, arrebataram e atraíram diversos homens e mulheres para seguirem a Cristo em novos caminhos de radicalidade no Evangelho. Tal acontecimento marcou a história dos novos carismas certificando a autenticidade de vida daqueles que se propuseram a viver o Evangelho.

E o Espírito Santo continuou a realizar a sua obra! É certo de que Ele suscita novos carismas para ser uma resposta providencial do Amor de Deus para a Igreja e para o mundo. Para o Espírito, não há empecilhos quanto a lugar, pessoas, idade, pois é parte da pedagogia divina escolher os pequenos e pobres para confundir os poderosos. Nesse contexto da Igreja, sempre movida pelo Espírito, surge um novo Carisma: a Vocação Filhos de Maria.
No mesmo ano, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, a jovem Érika Vilela com mais alguns jovens e adolescentes sentem o apelo para vivenciarem uma entrega total de suas vidas a Deus a fim de se assemelharem com Jesus. Queriam seguir as pegadas do Mestre de Nazaré, subir ao Calvário e unir-se com Ele a Cruz para manifestar ao mundo o Amor Misericordioso do Pai pela humanidade ferida e imersa em uma vida sem sentido. Assim, em 20 de outubro de 1998 nasce a Comunidade Filhos de Maria fundada por Érika Vilela, então com 21 anos de idade, e por outros quatorze jovens membros de fundação. 
 

A Comunidade Filhos de Maria nasce como uma Nova Comunidade no coração da Igreja com raízes na Renovação Carismática. Nasce com o Carisma específico de ser no mundo a manifestação do Amor Misericordioso do Pai. Nasce a partir de jovens e para os jovens, para os esquecidos, para aqueles que não tem ninguém por si, para os pobres em matéria e em espírito. Nasce para aliviar e dar sentido ao sofrimento do homem.

O nome “Filhos de Maria” inspira-se no Evangelho segundo São João, capítulo 19, 25-30 e no livro de Cântico dos Cânticos (Ct 8,5) e tem como fundamento vocacional o “ser Amor” para todos os que sofrem. Nesse chamado a revelar a Face do Pai Misericordioso, somos chamados a vida em fraternidade e a nossa forma de ser e viver o Evangelho deve transbordar para o mundo um sinal do Amor de Cristo derramado na entrega de todo Seu ser ao Pai pela humanidade.

A Comunidade Filhos de Maria consiste em jovens e adultos, solteiros, casados, celibatários e vocacionados ao sacerdócio e se organiza em Comunidade de Vida, Aliança e Obra Filhos de Maria. Abertos ao Espírito, colocamo-nos em prontidão para aceitar todos os meios e instrumentos que Deus vier a suscitar para ser agente eficaz da Nova Evangelização como pedras vivas da Civilização do Amor.


Há um grande traço missionário na Vocação Filhos de Maria que os impulsiona a escutar o apelo do coração do outro e, assim, perceber a dor e a necessidade de evangelizá-lo. Segundo Érika Vilela, nossa fundadora, “um missionário Filhos de Maria serve no Amor e ama no servir e está sempre em estado de evangelização e todo aquele que ele encontra torna-se imediatamente terra de missão”. A partir dessa vivência, a Comunidade filhos de Maria promove a Casa Mãe de Misericórdia, apostolado desenvolvido na área da saúde por meio de profissionais missionários que se colocam a serviço do povo de Deus para a construção da Civilização do Amor. Dessa forma, desenvolvemos anualmente uma Ação Missionária na Ilha do Marajó com o intuito de evangelizar por meio da saúde.

Nessa perspectiva, a Comunidade Filhos de Maria mantém a sua sede na Arquidiocese de Montes Claros, Minas Gerais, e duas outras casas de missão sendo uma em Quixadá, Ceará, e a outra no exterior, no Patriarcado Latino de Jerusalém, em Taybeh, Palestina. Ambas as casas de missão são responsáveis pelo cuidado com idosos a fim de aliviar-lhes o sofrimento e ajudá-los a encontrar sentido.

Comprometemo-nos com a evangelização dos jovens a fim de apresentar-lhes a realidade de uma opção radical por Cristo para serem alicerçados nos valores do Evangelho. Realizamos diversos encontros para os jovens envolvendo esportes radicais, momentos de pregação e adoração ao Santíssimo, grupo de oração, bem como os convidamos a vivenciar as missões juntamente conosco doando um ano de suas vidas em favor do Reino. Por meio das artes, anunciamos o Cristo com beleza. A dança, o teatro e a música tornam-se instrumento efetivo de nossa missão e se manifestam na Comunidade como traço significativamente próprio.

A Comunidade Filhos de Maria deseja anunciar a loucura de Amor do Cristo Crucificado, transbordando o nosso Carisma através de um Amor sem limites e de um servir sem fronteiras, 
a fim de culminar a nossa ação missionária e evangelizadora acolhendo a todos os que sofrem dando um sentido na fé ao sofrimento humano. “Nascemos aos pés da Cruz para anunciar ao mundo o Amor que O levou a loucura” (Érika Vilela).

Comunidade Filhos de Maria
Rua Afonso Celso Guimarães, 544, Jardim São LuísMontes Claros – Minas Gerais/ Brasil
Data de Fundação: 20/10/1998
 Facebook:
Twitter

Um comentário:

  1. Oração para alcançar uma graça
    ORAÇÃO DO PODER. AS SETE DORES DE MARIA ORAÇÃO PODEROSA! ORAÇÃO MUITO PODEROSA!!! FAÇA UM PEDIDO, antes de ler!!! Que hoje haja PAZ dentro de mim, que eu possa confiar no poder mais alto que é Deus, pois estou exatamente onde devo estar. Que seja feita a vontade de Deus!! Nosso Pai que eu não esqueça as possibilidades infinitas que nascem da FÉ, que eu possa usar estas bênçãos que são dadas, que eu possa me sentir satisfeito sabendo que sou filho de Deus, e, permita-me Senhor que sua presença se estabeleça em meus gestos de FÉ a minha alma a liberdade para cantar e dançar e se aqueçam na LUZ que está aqui para todos nós!!! Amém!!!! Envie este texto para sete altares de igreja, ou na internet para sete comunidades catolicas e veja o que acontecerá em 1(uma) hora.

    ResponderExcluir