sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Conhecendo a Comunidade Católica Nova Aliança



O Carisma de uma Comunidade é antes de tudo autêntico, quando foi gerado no Coração de Deus e concretizado no seio da Igreja.

Deus sempre fez aliança com Seu Povo, e ainda hoje, continua a fazer com toda humanidade, uma Nova Aliança, fundamentada no seu amor e sacrifício único e definitivo de Seu Filho Jesus Cristo.

Para nós, essa Nova Aliança, tornou-se estatura de Carisma próprio. Sentimos que fomos chamados por Deus para um Carisma de “Sermos Colaboradores da Instauração e Restauração da Aliança de Amor, Compromisso e Fidelidade entre Deus Pai e a Humanidade”. Nossa essência está na vivência plena desta realidade, numa perspectiva missionária, levando as pessoas através de nossa experiência com Deus Pai, a uma grande dependência e confiança em Seu amor.

Sendo assim, nossa vida pode ter um sentido novo visto em duas dimensões: Deixar-se ser amado como filhos e filhas que somos e com isso recobramos nossa identidade e nos sentimos filhos de Deus e a segunda, correspondermos a esse amor como podemos; vivendo o amor doação sendo fiéis até as últimas consequências.
Por conseguinte, completamos este ano de 2013, vinte e três (23) anos de fundação.

Vocação Nova Aliança
Vivemos nossa vocação nas dimensões: Comunidade de Vida; são os chamados a doarem-se de forma plena todo o seu tempo e suas potencialidades e bens em comum, ocupando-se exclusivamente com a obra do Senhor. E Comunidade de Aliança, são também aqueles que respondem ao chamado divino, porem permanecendo em suas próprias residências, trabalhando e mantendo suas atividades profissionais, dedicando uma parte de seu tempo ao serviço missionário da Comunidade.

Desse Modo a Comunidade Nova Aliança é complementada nessas duas dimensões. Todos com a mesma vocação e missão de viverem o ardor missionário em sua originalidade e espiritualidade de Pentecostes. Para tanto, todos abraçam, cada qual em sua forma de vida, os Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência.

Nesse sentido, o missionário Nova Aliança, correspondendo aos desígnios de Deus, poderá se consagrar como celibatário, sacerdote ou casado, conforme é a vontade de Deus para sua vocação pessoal. Eis o tripé de nossa vocação: Vida Fraterna, Espiritualidade e Missionariedade.


Processo Vocacional
Ser Nova Aliança é graça de Deus. Para experimentar essa graça é necessário um percurso vocacional que se inicia com o Caminho vocacional. As pessoas interessadas no ingresso à Comunidade fazem um ano de acompanhamento participando de alguns encontros durante o ano assistidos pela Assessoria Vocacional. No decorrer desse ano o interessado, após discernimento junto com a  Assessoria, poderá receber um comunicado de Continue, Espere ou Pare com o Caminho Vocacional com a Nova Aliança, pois durante encontros, partilhas e orações pode-se discernir traços referentes a outros carismas, inclusive na dimensão paroquial.

Outra forma de percurso é a Caminhada Vocacional destinada aos que, fazendo o mesmo Caminho, decidem doarem um ano de suas vidas para a missão. Os convidados para essa caminhada também são acompanhados pela Assessoria, porem assistidos pela Comunidade de Vida numa de nossas Casas de Missão.

Ingressando na Comunidade o candidato viverá de um (01) a três (03) anos de Postulantado e depois seguirá para  dois (02) anos de  Discipulado; Em formação, que corresponde ao período de intensa formação, espiritualidade e aprimoramento da própria vocação ou Discipulado em missão, ou seja, vivenciando o apostolado da Comunidade onde for necessário. Após esse período formativo, o membro Nova Aliança, faz sua primeira consagração temporária no Carisma recebendo o sinal da Vocação Nova Aliança; um Tau de Prata. Esse compromisso é renovável anualmente por cinco anos e em seguida, o consagrado pode fazer suas promessas definitivas no Carisma e no Celibato se for o caso ou apenas no Carisma conforme a forma de vida por ele abraçada.

Todos os nossos compromissos iniciais, temporários ou definitivos são assumidos livremente pelos interessados, porem sendo cada um deles acompanhados por formadores pessoais e comunitários com discernimento junto ao Conselho Geral da Comunidade. Os compromissos são realizados dentro da Celebração Eucarística. As Promessas dos Celibatários são acolhidas pela Igreja em Celebração distinta.

Nossa Atividade Missionária
Queremos atingir a todos através de: encontros e retiro de formação e espiritualidade, ação social, grupo de oração (adultos e crianças), catequese, programas de rádio de televisão, projetos juventude e família, evangelização nas casas, escolas, colégios, empresas e onde se fizer oportuno. Em tudo colaborando com a atividade missionária da Igreja.
        

Fundador: Magno Fernando José Ferreira
Fundação: 02 de Fevereiro de 1991
Direito Diocesano: 03 de Janeiro 2000
Casas de Missão: Anapolis (sede)
Goiânia, Faina, Uruaçu/GO; Palmas/TO; Belem, Soure-Ilha do Marajó/PA;
Natal/RN; Toritama/PE, Minas Novas/MG; S. Francisco/SC e em breve: Ribeira do Pombal/BA
Av. Miguel João, 463 – Centro – Anapolis/GO – CEP 75020360 – Tel.: 62\39435555 – 62\30996067
Assessoria Vocacionalvocacionalccna@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário