quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Conhecendo a Comunidade Mar a Dentro

História
“Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca!” (Lc 5,4). Em 1990 um grupo de jovens e adultos, militares e civis, oriundos da RCC, uniu-se a partir do trabalho de evangelização realizado por Antônio Dilben Rabelo Fleming na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ, a convite do então Capelão da AMAN, Pe. Duílio Antônio Antonini. Iniciava-se então, tendo como Fundador o próprio Antônio Dilben, a Comunidade Mar a Dentro. Logo, por graça e vontade de Deus, os trabalhos de Evangelização atingiram também as famílias.

Inicialmente a Comunidade nasce como uma Comunidade de Aliança e, dois anos mais tarde, inicia-se a Comunidade de Vida Mar a Dentro, composta exclusivamente por celibatários: homens e mulheres a serviço da Igreja de Cristo. A Comunidade de Aliança juntamente com a Comunidade de Vida formam uma só família Mar a Dentro.


Nascemos com o desejo de compartilhar a fé, de constituir uma comunidade evangelizadora que fosse capaz de contribuir com a união das mais diversas expressões da Igreja e fazer, assim, resplandecer entre todos os povos a beleza da Igreja de Cristo. Desta forma, percebemos que o Senhor nos dera um carisma específico, um dom, uma vocação a ser vivida na Igreja e para a Igreja.
Vimos que a Evangelização e a Formação eram como alavancas na experiência do carisma, uma binômio que nos remete a espiritualidade de discípulos missionários expresso anos depois no Documento de Aparecida. Atendendo ao apelo do papa Paulo VI, na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, que nos convoca à evangelização dizendo que “não haverá humanidade nova, se não houver em primeiro lugar homens novos, pela novidade do batismo e da vida segundo o Evangelho” e ainda que “a finalidade da evangelização é precisamente a mudança interior”, percebemos que o Senhor nos chamara a sermos educadores de homens novos e mulheres novas para um mundo novo. Nosso chamado se fizera em Lucas 5, 4, na Pesca Milagrosa, e lá entendemos que Ele nos mandava ir “Mar a Dentro”, “Duc in Altum”, para pescar-Evangelizar e assim educar-Catequizar (cf. Sacramentum Caritatis, 64c) a fim de que homens e mulheres se tornassem novos e renovados pelo Sangue do Cordeiro de Deus. Assim temos caminhado durante esses 20 anos de Fundação, na busca de uma constante fidelidade e escuta perene ao chamado do Senhor.

Carisma
Quando em Lc 5,4, Pedro responde, para Jesus: “passei a noite toda e nada pesquei” entendemos que ele está afirmando: – com a minha sabedoria humana, a minha técnica, os meus dons, nada consegui. Ele se reconhece dependente e deseja ser obediente à vontade do Mestre. Entretanto quando completa a frase: – “porém, pela tua palavra, eu lançarei as redes”, ele vê acontecer o milagre da Pesca Milagrosa; ele encontra a Paz, fruto da Obediência. Aqui se encontra o nosso carisma: ir Mar a Dentro como discípulos e ministros da Obediência da Paz

Na obediência encontramos a Paz que vem não pelo fato de realizarmos algo pela nossa própria vontade, mas é o fruto do amor que temos a Deus e a certeza de estar obedecendo à vontade D'Aquele que nos enviou a fazê-lo (Regra de Vida, 150a). Este amor nos leva ao oceano da misericórdia do Coração de Cristo, e nos impele segundo o nosso carisma a irmos ao encontro do outro, especialmente daqueles mais carentes de um anúncio real e insistente da Boa Nova (Regra de Vida, 13).

Temos a convicção de que é o Senhor que nos impulsiona, que nos põe em movimento. Não é com técnicas, com dons pessoais, com a nossa vontade que realizaremos a nossa missão, mas com a busca e a obediência confiante à Sua vontade, manifesta na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja. Essa busca somente pode encontrar bom fim se procurarmos cultivar em nós os mesmo sentimentos de Cristo (cf. Fl 2,5); devemos nos configurar a Ele. Ele é a Obediência, Ele é a Paz! (cf. Ef 2,14)

O Carisma Mar a Dentro quer portanto contribuir com a construção do Corpo de Cristo e com a missão da Igreja no mundo. Ele existe para a Igreja e a esta coloca-se em fiel submissão a fim de enriquecê-la com sua novidade. Dentro de nosso Carisma Mar a Dentro, que por origem é amplo e aberto, percebemos três serviços que se destacam em nossas missões: a formação, a intercessão e o acolhimento. 

Missão
Anunciar e formar homens novos, mulheres novas para um mundo novo, entregar a Deus uma humanidade nova, renovada pela ação do Espírito Santo no corpo, alma e espírito. Com esse anseio, procuramos empenhar-nos em todas as nossas atividades em oferecer uma sólida formação, que segundo o Documento de Aparecida deve ser integral, querigmática, permanente, atenta as dimensões diversas, respeitosa dos processos, que acompanha os formandos e missionária (279-285). Entendemos que acolher, formar, interceder, transformar o homem e a mulher em novos para o mundo novo, é o resultado da obediência e da paz.

Com esta preocupação é que nasceu a Escola EFETA (Escola da Formação e Espiritualidade Santa Teresa D´Ávila), na qual promovemos diversos cursos de formação cristã tais como: Formação humano-afetiva, Vida e Espiritualidade dos Santos, Discipulado, Estudos Bíblico-teológicos, Liturgia, Doutrina Social da Igreja. A finalidade dessa escola da formação é o amadurecimento da pessoa como um todo, em contínua configuração com Jesus Cristo. Por meio de aulas expositivas e práticas, dinâmicas, trabalhos em grupo, retiros espirituais e acompanhadores pessoais, indicamos um caminho, à luz da fé e da doutrina da Igreja, de encontro com Deus, conscientizando-os de sua responsabilidade como discípulos e missionários autênticos diante da Igreja e da Sociedade.

Em São José do Rio Preto, SP, temos o CEFA – Centro de Espiritualidade, Formação e Aconselhamento - João XXIII, projeto que nasce da consciência da Comunidade Católica Mar a Dentro, de que o homem não se resume às suas componentes física e espiritual. Com o auxílio do conhecimento científico a respeito da psiquê humana, com suas variadas técnicas, e com a compreensão da importância do auxílio espiritual, cremos poder proporcionar à pessoa uma experiência que viabilize sua capacidade de aceitar as dificuldades próprias da vida, de amadurecer com elas e de encontrar um sentido e equilíbrio por meio de uma vida de união com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Dentro deste centro desenvolvem-se outras atividades, tais como: Oficinas de Artes, Atendimentos para aconselhamento e oração, além de missas e adoração diária.

Outro projeto social que desenvolvemos é o Projeto Comunhão e Vida. Este projeto é formado por diversas atividades e eventos que tornam real e concreto o mandamento do Senhor de “Amai-vos uns aos outros”. Auxiliado pelo projeto EmpreMDe, Empresários Mar a Dentro, o Comunhão e Vida promove hoje visitas às famílias carentes de Iturama, MG e de Belém, PA; que compreendem formação religiosa e humana além da Promoção Social das mesmas famílias com Bazar Assistencial, distribuição de alimentos, roupas e calçados, cursos de capacitação, aconselhamento e acompanhamento das famílias; trabalhos com crianças e também a participação em projetos de terceiros, de reforço escolar para alunos das escolas públicas.

Em nossas casas, procuramos realizar trabalhos no serviço de animação pastoral em comunhão com a Paróquia, com formação aos ministros extraordinários da comunhão eucarística, equipes de liturgia e música litúrgica, pastoral do batismo, preparação de Catecúmenos, Cursos de Formação e capacitação de leigos; Grupos de oração, partilha e reflexão e programas de evangelização pela rádio.

Com especial zelo pela beleza na Liturgia, produzimos e confeccionamos Alfaias, Estolas, Casulas, Mitras, Capas para Evangeliário e outros objetos litúrgicos, em Iturama, na Via Ápia Paramentos Litúrgicos.

Contatos: Comunidade Católica Mar a Dentro
Rua São Bento, 574
15025-210  -  São José do Rio Preto-SP
Site: www.maradentro.com.br
Telefones: (17) 8133-8187 (17) 3222-4436
Redes Sociais:
www.facebook.com/maradentrocomunidade www.facebook.com/lancemasredes
(Facebook do Jovens Mar a Dentro)
twitter.com/CanalMaradentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário