quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Conhecendo a Comunidade Canção Nova



A Comunidade Canção Nova foi fundada em 02 de fevereiro de 1978 por Pe. Jonas Abib motivado em dar concreta e efetiva atuação aos ensinamentos da exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. O empenho pedido pelo Santo Padre, o Papa Paulo VI, a toda a Igreja para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo ao mundo contemporâneo levou Padre Jonas Abib a promover na diocese de Lorena-SP, encorajado por Dom Antônio Afonso de Miranda, diversas atividades formativas para jovens e adultos. O primeiro núcleo da Comunidade Canção Nova começava a viver em comunidade no dia 02 de fevereiro de 1978 motivados pelo apelo de Padre Jonas na festa de Cristo Rei de 1977: “Quem está disposto a deixar sua casa e dar um ano de sua vida para evangelizar como eu estou fazendo com vocês e a seguir a Cristo como seu discípulo?”.

O primeiro grupo composto por doze pessoas, Pe. Jonas, rapazes, moças e três religiosas apontam o que a Providência Divina quer da Comunidade Canção Nova: um grupo bem diversificado entre homens e mulheres, de diferentes estados de vida, vivendo em comunidade com uma finalidade apostólica, a evangelização. O primeiro chamado foi “viver em comunidade”. A vida comunitária faz parte da essência do chamado, da vocação a Comunidade Canção Nova.

A Comunidade Canção Nova ao atuar no “Sistema Canção Nova de Comunicação”, composto por rádio, tv, internet, revista, webtv, móbile, gravadora, editora e outros espalhados por várias frentes de missão no Brasil e em outros continentes. Só mais tarde veio a perceber a providência entre o número 44 e o número 45 do documento Evangelii Nuntiandi onde destaca a importância dos meios de comunicação para a evangelização dos tempos modernos. Percebe-se na relação de ambos os números, um desígnio de Deus para a Comunidade Canção Nova - realizar sua missão de evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe, através dos encontros e retiros de espiritualidade.

O Carisma Canção Nova, desígnio de Deus, é uma forma renovada e priorizante para favorecer a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo.

A Comunidade Canção Nova tem por finalidade a formação de homens e mulheres novos para um Mundo Novo, por meio do anúncio de Jesus Cristo, de modo a preparar e apressar a vinda gloriosa do Senhor. Ela participa da graça que foi dada à Igreja nos dias de hoje: uma nova efusão do Espírito Santo comprometida com a Nova Evangelização.



Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário