quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conhecendo a Comunidade Arca da Aliança


Um sinal da Presença de Deus!

A partir de uma profunda experiência de Deus vivida nos grupos de oração jovem, a Comunidade Católica Arca da Aliança nasceu no dia três de março de 1986, na diocese de Joinville, Santa Catarina, fundada pelo jovem Elias Dimas dos Santos, e tendo por co-fundadora Juliana Scherer Zopellaro. Suscitada por um profundo desejo de relacionamento fraterno e intensa vida de oração (At. 2, 42-47), começou como um grão de mostarda seu projeto de vida comunitária, com oito jovens dispostos a darem a vida pelo Evangelho.

A Comunidade Arca da Aliança consolida sua presença no mundo alicerçada sobre o tripé da comunhão com Deus, da comunhão fraterna e do apostolado missionário. “Nosso carisma é ser na Igreja e no mundo um sinal da Presença de Deus manifestada através do senhorio de Jesus em nossas vidas. Como instrumento da aliança de amizade do homem com Deus e dos homens entre si, geramos entre nós uma fraternidade reparadora ao Coração de Jesus”. Assim destaca o fundador  diácono Elias.

Com um apostolado dinâmico, a Comunidade Arca da Aliança tem levado crianças, jovens e adultos a descobrirem no encontro pessoal com Jesus Cristo, a alegria de segui-lo e testemunhá-lo. Em seguida nasce um itinerário, um caminho em cujas etapas se vai amadurecendo pouco a pouco no compromisso com a pessoa e o projeto de Jesus Cristo. Cada etapa abre novos horizontes ao jovem, que vai tornando-se capaz de construir seu projeto de vida.

Uma das iniciativas são os encontros e retiros de espiritualidade que favorecem um encontro mais profundo do jovem com Deus na pessoa de Jesus Cristo. Dentre as várias iniciativas promove-se o Acampamento Jovem, com momentos de espiritualidade e lazer; e o Força Jovem com atividades esportivas. A arte e a cultura têm sido meios eficazes para expressarem com criatividade a Presença de Deus, principalmente nos meios juvenis. Com a dança, a música, o teatro, a poesia, e o artesanato o jovem se abre a novas perspectivas de vida.

Como potência de evangelização, a Arca da Aliança conta com duas rádios nas dioceses de Joinville e Blumenau / SC, tendo programas voltados para a juventude. A comunicação online através das redes sociais, como também as revistas, informativos e materiais didáticos, fazem chegar o anúncio do Evangelho a muitos outros lugares. Visando a evangelização e a formação dos jovens, a Escola de Formação Arca da Aliança oferece cursos e seminários. O curso bíblico “Toma e Lê”, é uma forma didática de levar as pessoas àquela experiência fundante na vida de Santo Agostinho.

Através de uma Escola para Evangelizadores, motivados no mandato missionário de Jesus à Igreja, promovem-se visitas missionárias, saindo ao encontro do povo evangelizando com criatividade e arte nas ruas, nas praças e nas casas. Atenta também à promoção da dignidade da pessoa humana, a Comunidade realiza essa dimensão através de casas de acolhida aos peregrinos, como a Casa Marta e Maria; e centros de educação infantil, como o Instituto Tia Iso, que atende crianças de seis a onze anos de idade.

Atualmente são 200 membros consagrados, 500 membros comprometidos com a Obra, 250 amigos dos grupos de comunhão que se alimentam com a espiritualidade do Carisma Arca da Aliança, sem contar os sócios, amigos e colaboradores que auxiliam na Obra. Sua presença evangelizadora atinge principalmente o sul do Brasil, o norte de Minas Gerais, e o norte da Bahia com casas de missão e grupos de comunhão espalhados em várias cidades. A próxima missão que se abrirá será em Assunção, no Paraguai.


Comunidade Arca da Aliança


Um comentário: