quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O que é a pobreza pedida pelo Papa para a Igreja?




“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!” (Mt 5,3)

O Papa Francisco tem repetidamente alertado a Igreja quanto à necessidade de viver a pobreza. Não foi um pronunciamento isolado. É algo que ele, como Pastor da Igreja, considera essencial para o rebanho de Cristo: “Uma Igreja pobre para os pobres”.

Mas afinal, o que é esta pobreza tão enfatizada pelo nosso Papa?

Ter bens não é uma coisa ruim. O nome já diz, são bens, não males. O problema está em colocar sua vida naqueles bens, valorizar o “ter” acima de tudo, enquanto tantos não têm o mínimo para sua subsistência.

E, assim, acabam-se criando ilhas. Os pobres ficam isolados em sua miséria enquanto os ricos acabam não enxergando esta pobreza e, quando a veem, não sentem nada. É como ver alguém passando fome e não se sentir motivado a fazer nada. Ou então saber que bilhões (bilhões mesmo, não é força de expressão) de pessoas estão em situação crítica, e, ainda assim, agir como se não fosse problema seu.

Isto não é comportamento de uma pessoa cristã. É isto que o Papa Francisco quer nos fazer entender, e, consequentemente, que este entendimento nos mova, nos faça sair da nossa zona de conforto.

Entre outros ensinamentos sobre pobreza que o Papa já nos deu em tão pouco tempo, gostaria de ressaltar este:

“Quando eu ia confessar, eu muitas vezes colocava esta questão: ‘Você dá esmolas?’ ‘Sim, padre’ ‘Ah, muito bem, muito bem’ E perguntava ainda outras coisas: ‘Me diga, quando você dá esmolas, será que você olha nos olhos daquele a quem você doa?’ ‘Ah, não sei, não me dei conta disso’ Segunda pergunta: ‘E, quando dá esmola, toca a mão daquele a quem está dando a esmola, ou lhe joga a moeda?’ Este é o problema, a carne de Cristo, tocar a carne de Cristo, carregar os ombros esta dor.”

Entender que no pobre está Cristo. Se conseguirmos fazer isto, apenas isto, facilmente conseguiremos viver profundamente a pobreza que o Papa pede à Igreja e a nós.

Ígor Guimarães
Consagrado Obra de Maria
Missão Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário