terça-feira, 11 de março de 2014

Conhecendo a Comunidade Católica Sagrada Família



Estatuto Civil e Estatuto Canônico

Nosso Estatuto Civil foi devidamente registrado em Cartório segundo as normas brasileiras em maio de 1998 como Associação Católica Sagrada Família.

O Estatuto Canônico está em fase final de avaliação nas mãos de nosso Arcebispo o Cardeal D. Odilo Pedro Scherer. Segundo suas palavras, tem a intenção de nos aprovar em breve.

Fundação

Fundada em 24 de Junho de 1994 – Festa da Natividade de S. João Batista e Ano da Família - por Italo J. Passanezi Fasanella, escritor, leigo, estudante de teologia na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, casado com Rosana Millan Fasanella desde 1989 e pai de seis filhos (4 vivos e 2 abortos espontâneos – estes também são vida humana e devem ser considerados filhos!).

A fundação nasce de um apelo irresistível no coração do fundador em resgatar a família. Com vivência de 10 anos na Renovação Carismática Católica, ele inicia com alguns casais esta obra que, com o passar do tempo, houve a compreensão que não era uma obra apenas para casais mas para toda família.

Resumo profético de nosso Carisma

“Evangelizar e resgatar a família, vivendo e sendo instrumento da Efusão do Espírito Santo para fecundar, gerar e fazer nascer Jesus Senhor e Salvador no seio das famílias para a construção da Civilização do Amor”.

Missão exercida através do Carisma

 Empreendemos esforços para promover a família e seus verdadeiros valores: a vida, a moral, a espiritualidade, a santidade, a harmonia, o perdão, ou seja, a reconstrução do equilíbrio desta instituição divina da qual depende o verdadeiro equilíbrio de nossa sociedade. “O futuro da humanidade passa pela família!” (João Paulo II).

A comunidade é composta por adultos, jovens, adolescentes e crianças (casados; solteiros; vocacionados ao celibato e aberta ao sacerdócio); que abraçam, por um chamado de Deus e uma vocação específica, a causa da família.  Vivemos nas formas de Vida Comum: aqueles que se entregam e consagram seu tempo integral para a obra. E a forma de Aliança: aqueles que, tendo suas atividades no mundo secular, também se dedicam e consagram parte de seu tempo para a missão da comunidade.

Evangelizamos através de grupos de oração para adultos, jovens, adolescentes e crianças; aconselhamento familiar pessoal ou via internet; orientação de Planejamento Familiar através do Método de Ovulação Billings (MOB); livros publicados; pregações; cursos; encontros; retiros; oração e evangelização nas casas, dança, teatro, Congressos, e também através de nosso portal www.sagradafamilia.org.br meio pelo qual evangelizamos também através de Web TV e Web Rádio, Blogs, um site exclusivo para jovens dentro do Projeto Resgate Jovem e acesso a todas as Redes Sociais em que estamos presentes com evangelização. Também através de programa de Rádio em parceria com a Comunidade Canção Nova. Oferecemos também assistência pisicológica e alimentícia para as famílias.

Realizamos a Escola de Família – formação para a vida familiar segundo os desígnios de Deus para a pessoa, o matrimônio e a família. Esta Escola é uma parceria com a Sessão brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre o Matrimônio e Família que está ligado com o Instituto de Roma. De forma inédita esta Escola é transmitida ao vivo pela Web TV atingindo alunos em diversas partes do Brasil. Atualmente são seis núcleos da Escola.

Sede e Casas de Missão no Brasil

Nossa sede fica na na Arquidiocese de S. Paulo/SP. Os outros núcleos de missão, atualmente, são quatro:
Arquidiocese de Brasília/DF;
Arquidiocese de Palmas/TO;
Diocese de Santos/SP e
Diocese de  S. José do Rio Preto/SP.
       
Espiritualidade

Vivemos a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, pois nascemos da mesma graça, ou seja: a vivência da Efusão do Espírito Santo e o exercício dos Dons Carismáticos (cf. I Cor 12) e temos a Sagrada Família de Nazaré, S. João Batista, Santa Terezinha e seus pais, os beatos Luiz e Zélia Martin, Pe Pio e o Beato João Paulo II por baluartes padroeiros e modelos de nossa espiritualidade específica; sendo Jesus Eucarístico o centro e a fonte de nossa espiritualidade, carisma, fraternidade e missionariedade.

"Resgatem a família, resgatem a família, resgatem a família." Em obediência a esta ordem de Deus, procuramos viver um estilo de vida próprio, que é, em primeiro lugar a santificação da própria vida e família, em seu cotidiano, para sermos instrumentos de resgate e santificação para tantas outras famílias que muito necessitam deste testemunho e referência, pois estão profundamente marcadas com as conseqüências do pecado, da injustiça e da ação direta do maligno que busca sua destruição. Viver a vocação de Igreja Doméstica (cf. CIC 1656) e, assim, construir a Civilização do Amor. “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo tu e tua família.” (At 16, 31).
       
Processo vocacional e formativo

Todos os candidatos passam por um retiro vocacional e, optando pelo vocacional, terão um ano de formação com acompanhamento pessoal. As fases seguintes são dois anos de postulantado e dois anos e meio de discipulado para se chegar à primeira Promessa Temporária. Cada um dos anos das fases formativas pode ser repetido se o candidato não atingir um mínimo satisfatório de maturidade que é avaliado segundo alguns critérios.

Na composição de nossa formação abordamos temas relativos ao próprio carisma, bem como a realidade das novas comunidades, formação humana e espiritual, doutrinal, missionária e mais especificamente sobre família que o coração do carisma e missão.




São Paulo, 25  de abril de 2013.



Italo J. Passanezi Fasanella
Fundador e Moderador Geral




I
       
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário