segunda-feira, 26 de maio de 2014

Construir a Cultura do Encontro



Dário Pedroso, s.j.

O Papa Francisco propôs, para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, um tema bem importante e que nos exige reflexão e audácia para uma acção corajosa. Os meios de comunicação social têm que estar ao serviço da«cultura do encontro» entre pessoas, famílias, povos. Há um grande fosso entre pessoas, culturas, religiões, entre ricos e pobres, entre gerações. Precisamos de descobrir as riquezas do mundo digital, da internet, dos diversos meios de comunicação, para estabelecer encontros que ajudem a construir uma família humana mais coesa, mais em comunhão, mais sensibilizada à pobreza e às suas terríveis consequências, empenhando todos na construção da civilização do amor. São belas e apelativas as seguintes palavras do nosso Papa Francisco, na Mensagem para este Dia:

«Neste mundo, os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna. Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecermo-nos melhor, a ser mais unidos. Os muros que nos dividem só podem ser superados se estivermos prontos a ouvir e a aprender uns dos outros. Precisamos de harmonizar as diferenças por meio de formas de diálogo, que nos permitam crescer na compreensão e no respeito. A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass-media podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias, em que as redes da comunicação humana atingiram progressos sem precedentes. Particularmente a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus».

A utilização dos meios de comunicação social exige de nós discernimento, reflexão, talvez mesmo um certo exame de consciência para examinarmos como usamos esses instrumentos que sendo, como diz o Papa, um dom de Deus, também podem ser usados de uma maneira exagerada e nefasta, podem dificultar a comunicação verdadeira e justa, podem influenciar negativamente o pensamento e dificultar o encontro, podem prejudicar até a saúde e a paz interior, podem fomentar a injustiça e enveredar pela mentira e pela manipulação.

Fonte: Apostolado da Oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário